SAIBA COMO CONSERVAR ERVAS AROMÁTICAS

CONSERVAR ERVAS AROMÁTICAS
Guardadas em recipientes herméticos e protegidas da luz, podem manter-se até 18 meses. É importante iniciar a secagem o mais depressa possível após a colheita das plantas. Depois de separadas do corpo da planta, as folhas ou flores começam a decompor-se, perdendo o aroma e as propriedades medicinais. As ervas secas continuarão a perder o seu valor terapêutico com o tempo, e, para fins medicinais, quanto mais fresca for a planta, melhor.
As folhas, flores e sementes devem ser secas em local tépido, seco, escuro e bem ventilado, a uma temperatura entre 21 e 33°C. As raízes precisam de temperaturas entre 50 e 60°C.
DAS FOLHAS às RAÍZES
Faça pequenos molhos de plantas, como salva, orégãos, tomilho, alecrim, louro e erva-cidreira, pendure-os com os caules virados para cima e deixe secar. Quando as folhas estiverem secas e quebradiças, mas não tão secas que se desfaçam em pó, retire-as dos caules e guarde-as. A alfazema também seca melhor no caule, envolvida num saco, para apanhar qualquer flor que caia. As folhas grandes, como as do manjericão e da bardana-maior, devem ser espalhadas sobre um tecido fino estendido sobre uma rede, de modo que o ar possa circular. As flores também podem ser secas desta forma, mas em geral levam um pouco mais de tempo do que as folhas.
As sementes, como as de funcho e endro, são secas como as de alfazema. Enquanto ainda estão presos aos caules, suspenda os invólucros de sementes quase maduros em posição invertida, com um saco de papel a envolvê-los, a fim de apanhar as sementes à medida que forem amadurecendo e caindo, ou coloque um tabuleiro por baixo para apanhar as sementes que forem caindo.
Quando secar raízes, certifique-se de que estão bem raspadas e limpas. Corte as raízes grandes e duras em pedaços pequenos e coloque-os num tabuleiro, virando-os regularmente.
Quando usar as suas ervas aromáticas secas na cozinha, lembre-se de que a uma colher de sopa de ervas frescas equivale uma colher de chá de plantas secas, pois nestas o aroma é mais intenso.
CUBOS DE TOMILHO
As ervas aromáticas, na sua maior parte, podem ser picadas e deitadas numa cuvete de gelo, enchendo-se depois esta com água e levando a congelar. Cada cubo deve conter uma colher de sopa de ervas e pode ser adicionado directamente ao cozinhado.




Sem comentários:

Enviar um comentário