CÓLICAS RENAIS



Dores intensas apenas num dos lados das costas, ao nível da fossa lombar, que se propagam até aos órgãos genitais externos. Começam de uma forma brusca, muitas vezes durante uma longa viagem de automóvel e nos períodos quentes, e são acompanhadas de náuseas e vómitos. Vontade de urinar muito frequente e ardor durante a micção. A crise pode durar 1 a 2 horas ou mais. Após a crise, pode haver sangue na urina.
Pessoas mais em risco
Pessoas que sofram de cálculos urinários. Outras causas mais raras (tumor, coágulo, compressão do uréter, por exemplo).

As cólicas nos rins são geralmente causadas pela introdução de um cálculo nas vias excretoras urinárias. O cálculo faz obstrução da via e desencadeia o aumento brutal da pressão nas cavidades renais e no uréter, causando dor.

O que pode fazer?

Enquanto espera pelo médico, não beba líquidos e verifique a temperatura. Para aliviar as dores, pode tomar paracetamol ou um antiespasmódico.

Não tome nenhum medicamento anti-inflamatório, a não ser que já tenha tido crises idênticas e tenha um diagnóstico médico (a utilização de anti-inflamatórios pode ser perigosa se houver alguma confusão com outra doença).
TRATAMENTOS

Na maior parte das vezes, o médico prescrevera antiespasmódicos e anti-inflamatórios, administrados por via intravenosa ou intramuscular, para acalmar a crise. Se esta medicação não resultar, podem ser utilizados morfínicos. Se o tratamento medicamentoso não for suficiente ou as crises se repetirem, é necessário desviar a urina bloqueada através da introdução de uma sonda na uretra para drenar a urina do rim para a bexiga, ou por meio de uma sonda colocada no rim através da pele (nefrostomia percutânea).
A primeira intervenção, realizada com o doente sob anestesia geral, é feita pelas aberturas naturais do corpo. Não deixa cicatrizes nem causa dor, apenas algum desconforto provocado pela sonda, que não é completamente aliviado por calmantes. Normalmente, o desconforto desaparece em poucos dias.
A segunda intervenção é realizada sob anestesia geral ou local. Não provoca dores, apenas um desconforto provocado pela sonda, que é uma solução provisória. A cura passa pela eliminação do cálculo urinário, depois pelo tratamento da litíase.
As outras medicinas
Acupunctura
Se o cálculo não for muito grande nem estiver localizado muito alto na árvore excretora, a acupunctura pode acalmar a dor e eliminar o cálculo.
Auriculoterapia
Produz bons resultados e actua contra a dor e os espasmos. É possível obter-se a expulsão rápida do ou dos cálculos com poucas dores, uma vez que se consegue, através do tratamento, relaxar as vias urinárias. Nas crises agudas, são necessários um a três tratamentos. Como complemento das medidas de higiene alimentar, podem fazer-se novos tratamentos para prevenir recidivas.
Homeopatia
O tratamento de fundo é indispensável na prevenção das cólicas renais.
Mesoterapia
Se a cólica nos rins, ou nefrítica, resultar de litíase (areia. cálculo), a injecção de um antiespasmódico permite obter um alívio rápido, até mesmo durante a sessão. As injecções subcutâneas são dadas à direita das vias urinárias afectadas, do lado em que existe dor. Podem ser também dadas com um analgésico e um antiespasmódico ao nível dos pontos renais (ponto costomuscular, costovertebral e subcostal) e dos pontos dolorosos correspondentes ao plexo renal.
A sedação da crise conduz sempre nas horas que se seguem à eliminação através da urina dos grãos de areia ou de cálculos de pequenas dimensões. No caso de não resultar ou de reincidência, o médico aconselha ao doente um serviço especializado.
Beba pelo menos 1,5 l de água.

Sem comentários:

Enviar um comentário