RECEITAS VEGETARIANAS- HAMBURGUER DE LENTILHAS

Lentilha:
1 xícara (chá) de lentilha

Colocar a lentilha junto com 6 chávenas de chá água (1,2 litros) na panela de pressão. Fechar bem e leve ao lume alto até fazer pressão. Em seguida, pôr em lume brando e cozinhe por 20 minutos. Depois de retirar a pressão, coar a lentilha, que deve estar bem cozida, e reservar.


Caldo
:
1 colher (sopa) de manteiga
½ cenoura em cubos médios
1 pé de salsa 
1 cebola pequena em cubos médios
20 g de gengibre fresco em cubos médios
2 colheres (sopa) de molho de soja
2 dentes de alho descascados
6 grãos de pimenta preta
Ervas frescas (alecrim, tomilho)

Num tacho grande, derreter a manteiga e junte a cenoura e refogar por alguns minutos. Acrescentar salsa, a cebola e gengibre, refogando um de cada vez. Despejar 3 chávenas de chá de água (600 ml), molho de soja, alho, pimenta e e as ervas. Quando ferver, baixar o fogo e cozinhar até o caldo reduzir a 1/3  (200 ml). Coalhar  os legumes e verter o caldo no tacho.


Finalização:

1 ½ chávena (chá) de farelo de aveia
Folhas de tomilho picadas
2 talos de cebolinha fatiados
1 colher (sopa) de azeite
Sal a gosto

Acrescentar o farelo de aveia ao caldo e mexer bem, em fogo baixo, até a mistura endurecer. Juntar a lentilha, as ervas e o sal e cozinhar durante 3 minutos. Apagar o fogo e deixar arrefecer. 
Dividir a massa em 10 porções e modelar hambúrgueres. Aquecer bem uma frigideira, junte o azeite e grelhe-os, dos dois lados, até ficarem dourados. Servir acompanhado de um molho de sua preferência - pesto, branco, mornay (molho branco com queijo parmesão ralado) ou de tomate.  

Sem comentários:

Enviar um comentário